RESERVE SUA ESTADIA
4
Jun, 2020
5
Jun, 2020
Created with Sketch. 1 Created with Sketch.
Adultos
Created with Sketch. 0 Created with Sketch.
Crianças

A nossa região

A nossa região

Venha conhecer o Hotel Monte Rio , um lugar maravilhoso a descobrir!!

No coração do vale de Lafões

 

São Pedro do Sul, cidade beirã, situa-se em pleno vale de Lafões. Sua paisagem verdejante é emoldurada pelos maciços das serras da Arada, Gralheira e S. Macário. Os seus riachos de água fria e cristalina, as suas aldeias escondidas nos vales e montanhas aliadas ao magnífico pôr e raiar do sol, constituem um pedaço do mundo que serve de refúgio aos Deuses da inspiração.

Do alto da Serra do S. Macário o raiar do sol é mais bonito, as cores fortes que se deslumbram, nas paisagens são um regalo para as vistas, todos dizem serem de criação divina. Dos 1054m do monte, podem-se avistar as serras do Montemuro, da Estrela e a serra do Caramulo, vê-se todo o verdejante vale de Lafões e em dias de maior nitidez avista-se, no Porto, a Torre dos Clérigos.

Como nem tudo é paisagem, na sua visita à região de São Pedro do Sul, poderá encontrar Monumentos Históricos, desfrutar de paisagens intactas com passeios a pé, de bicicleta, em Jipe, de moto ou mesmo a cavalo. Dispõe ainda de atividades desportivas e radicais para todas as idades.

Além destes motivos, o seu programa deverá incluir a visita às Termas de São Pedro do Sul onde vai encontrar conjuntos arqueológicos romanos das termas antigas e chegados às termas recentemente reconstruidas, poderá desfrutar de diferentes programas termais à sua escolha. As termas de São Pedro do Sul são com certeza o principal motivo para que este local se tenha transformado no principal destino de turismo de Saúde em Portugal.

Termas de São Pedro do Sul

Saúde e bem estar

Perdem-se no tempo, os vestígios da utilização das águas termais de São Pedro do Sul, com fins curativos e de bem-estar. Se Rainha Dª Amélia frequentou estas termas obtendo notáveis melhorias de saúde, motivo pelo qual em 1985 as Caldas de Lafões se passaram a chamar de Caldas da Rainha D. Amélia, hoje com a experiência do passado e a tecnologia e as condições que no presente, ali podemos encontrar, é inquestionável a qualidade e o potencial terapêutico destas águas. Mas a Rainha de que se fala não foi a primeira, já os Romanos e alguns dos maiores reis de Portugal a ela recorreram, tais como D. Afonso Henriques e D. Manuel Primeiro.

É pois, uma sabedoria feita de vários milénios, de múltiplas experiências e de permanentes resultados positivos ao longo da história motivam esta utilização.

Hoje São Pedro do Sul e as suas termas são o destino mais procurado para turístico de Saúde e Bem estar. E de facto, quem por aqui passa quer voltar…

Situado em São Pedro do Sul, na maior zona termal do País, o Hotel Palace Hotel & Spa Monte Rio possui comodidades modernas e acolhedoras, para usufruir de uma estadia em pleno. Ideal para casais, famílias e grupos.

 

O Hotel dispõe de piscina exterior, Piscina dinâmica interior e Serviços de SPA com uma diversificada oferta de massagens. (mais informação na página de SPA). Disponibiliza um restaurante no ultimo andar com uma vista privilegiada sobre o Rio e ainda restaurante e salas para organização de eventos. Os hóspedes poderão alugar uma bicicleta e explorar a região e retirar o maior partido das Termas de São Pedro do Sul.

 

O Hotel Palace Hotel & Spa Monte Rio disponibiliza gratuitamente o transporte, em carrinhas Mercedes-Benz de 9 Lugares, do Hotel para o Balneário e do Balneário para o Hotel aos seus Aquistas.

Gastronomia Regional

Na Região de Lafões, come-se divinamente. A Vitela Assada é o prato mais famoso, dada a qualidade da carne e a mestria dos temperos. Mas o Cabrito à Lafões, os Rojões à moda de S. Pedro, o Bacalhau com Broa, o Arroz de Vinha d’Alhos, o de Carqueja e a Sopa de feijão com couve à Lafonense são pratos muito apreciados. E, para acompanhar… os vinhos do Dão/Lafões.

 

Os enchidos recomendam-se e … quanto a doces, a variedade é tanta que o difícil é mesmo escolher. Mesmo assim, vale a pena provar o delicioso Pão de Ló de Sul, o Folar da zona, os Caladinhos e os Vouguinhas.

Pontos de interesse

Deixamos-lhe aqui algumas sugestões de pontos de interesse na região:
Aldeia da Pena

Aldeia da Pena é uma aldeia da freguesia de Covas do Rio, concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu. É uma das aldeias típicas feitas em xisto[1]. Localizada a 325 km de Lisboa e a 20 km de São Pedro do Sul, situa-se situa-se na Serra de São Macário[1], ao fundo de um vale profundo pelo que o seu acesso de automóvel é algo complicado[1], não […]

Termas de S. Pedro do Sul

As Termas de São Pedro do Sul ficam em Várzea, São Pedro do Sul. São as termas mais frequentadas do país. A nascente de água termal de S. Pedro do Sul é explorada desde o séc. I. O que resta hoje de um balneu construído pelo Romanos é Monumento Nacional.

Capela da Serra de São Macário

A Serra de São Macário é uma elevação de Portugal Continental, com 1052 metros de altitude máxima (no Alto de São Macário). Localiza-se a pouco mais de 10 km a norte de São Pedro do Sul. Faça a sua reserva no Palace Hotel & Spa Monte Rio, visite a nossa região e conheça a beleza da Serra de São Macário e a […]

As três Serras do Vale de Lafões

São Pedro do Sul tem no seu concelho três serras, Arada, Gralheira e S. Macário. A natureza, aqui, faz-nos voltar aos primórdios da memória humana no mundo.São diversas as formas de penetrar neste ecossistema natural de cascatas, rios e vales por onde realmente “vale” a pensa passear.

Percursos para todos os gostos

Existem diversos circuitos organizados por operadores turísticos que lhe oferecem programas e sugestões para desfrutar de todos os recursos naturais da região. Poderá encontrar caminhadas organizadas, circuitos de BTT, passeios a cavalo, circuitos de Mota ou Quad. Tem ainda o comboio turístico para percorrer a vila.

Bioparque de São Pedro do Sul

 

Em plena serra da Arada, é um centro natural de emoções e experiências únicas. Além dos moinhos de água, das cascatas e lagoas naturais que oferecem momentos inesquecíveis de lazer e de diálogo com a natureza, poderá usufruir ainda de uma piscina natural, campos de prática de desporto, um espaço natural, lúdico e único.

Castro da Cárcoda

 

O Castro da Cárcoda ou Castro da Cárcola, ocupando uma área de cerca de 10 hectares, encontra-se situado junto à localidade de Carvalhais, no concelho de São Pedro do Sul, nas encostas da serra da Arada, a 610 metros de altitude e é composto por várias dezenas de casas e por pinturas rupestres espalhadas por quinze rochedos.

Museu Rural de Carvalhais em São Pedro do Sul

 

Junto à Igreja Paroquial encontra-se o Museu Rural. Trata-se de um espaço dedicado à etnografia, no qual ficará a conhecer mais sobre as artes e ofícios da vida rural. Aqui poderá observar peças de arte sacra doadas pelos habitantes da freguesia e pela igreja.

Palácio de Reriz em São Pedro do Sul

 

O Palácio de Reriz foi edificado no século XVIII, caracterizando-se pelas suas fachadas gradeadas e pelas suas cantarias. A fachada principal apresenta quatro janelas com vão retangular, dominadas por frontões quebrados e resguardas por sacadas gradeadas. No pátio interior estão situados os jardins do solar.

Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões

 

Fundado nos alvores da nacionalidade, dotado de carta de couto por D. Afonso Henriques (1153), o Mosteiro de S. Cristóvão foi, provavelmente, a primeira abadia cisterciense em Portugal, afiliada na casa mãe de Clairvaux (Claraval) que foi o mosteiro de S. Bernardo. É um monumento de interesse histórico, arquitetónico e cultural.

Viseu

 

Do Soldado Desconhecido, à cava de Viriato poderá visitar o Teatro, a Igreja de Sto. António, o Solar do Arco, a Porta dos Cavaleiros e o Chafariz de S. Francisco. No vasto Jardim do fontelo visite o Solar do Dão e durante o ano tenha em atenção: existe animação para todas as idades e atividades sempre a decorrer.